Espirometria é um exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar.
É possível avaliar a saúde dos pulmões tanto em investigações de doenças como a asma brônquica, como também na Medicina Ocupacional.
A angiotomografia de coronárias nada mais é que um exame de tomografia que possibilita a visualização não invasiva das paredes e da luz das artérias coronárias.
O objetivo deste tratamento (nos casos de câncer da tireóide) é destruir através da radiação emitida pelo iodo, células de origem tireoidiana que ainda restaram após a cirurgia (tireoidectomia).
A ressonância magnética é o método de imagem do corpo humano mais recente, tendo seu uso se iniciado nos princípios da década de 80. Diferentemente da TC ela não se utiliza de radiação ionizante.
A tomografia computadorizada - tomografia axial computadorizada (TC), faz uso de combinações processadas por computador de muitas imagens de raios X tiradas a partir de ângulos diferentes para produzir cortes tomográficos ( “fatias
Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, pequeno aparelho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo
O ultrassom com doppler, também chamado de ecografia com doppler ou eco-doppler colorido, é um importante exame para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão ou região do corpo.
O teste ergométrico avalia o sistema cardiovascular sob esforço, sendo por isso conhecido também como teste de esforço. O teste inicia com uma caminhada em uma esteira, que aumenta de intensidade gradativamente.
Exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.