Mapeamento Cerebral

O Mapeamento Cerebral avalia a quantidade de atividade elétrica de uma determinada região do cérebro.

Também chamado de EEG Quantitativo, proporciona uma avaliação mais precisa da atividade cerebral, dando uma visão gráfica mais apurada da localização de alterações elétricas através de demonstração e exposição de histograma e mapa de valores. O equipamento que realiza o exame também proporciona animações dinâmicas das imagens cerebrais, facilitando o estudo da função cerebral e do cérebro em ação.

Atualmente as principais indicações do MC é determinar localização precisa de tumores cerebrais, bem como a localização precisa de doenças focais do cérebro, incluindo entre elas a epilepsia, as alterações vasculares e derrames.

Em psiquiatria, o EEG Quantitativo tem sido usado para estabelecer diferenças entre vários diagnósticos, tais como a hiperatividade e os distúrbios da atenção em crianças, as demências senis ou não, a atrofia cerebral, a esquizofrenia, e até alguns casos de depressão. Em neurologia o EEG Quantitativo, além dos focos epilépticos, é útil na monitoração da abstinência de drogas, em infecções do cérebro, nos estados de coma, de narcolepsia e no acompanhamento pós-operatório de pacientes que foram submetidos à cirurgia cerebral. O tempo de realização do exame é de 40 minutos.

A Omnimagem já possui o mais novo programa de Eletroencefalografia exigido pela ANVISA, e coloca a disposição de todos os seus clientes, inclusive horários de agenda diferenciados para crianças.

Tem alguma dúvida sobre este exame? Clique aqui e tire-a com um especialista da Omnimagem!