A Acreditação é um processo fundamental usado em todo o mundo para garantir um alto nível de referência de qualidade nos cuidados com a saúde. Trata-se de um elemento central da estratégia de qualidade para muitos países e é pensado para ser um componente importante para manter a qualidade e segurança dos cuidados prestados. Com a Acreditação buscamos, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Este modelo identifica antecipadamente os possíveis riscos durante o atendimento de um paciente, minimizando-os e estimulando a melhoria contínua da qualidade do atendimento. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
As Instituições de Saúde utilizam este método para fortalecer os procedimentos de qualidade e política de segurança do paciente. Este modelo identifica antecipadamente os possíveis riscos durante o atendimento de um paciente, minimizando-os e estimulando a melhoria contínua da qualidade do atendimento.
A Acreditação se traduz em práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras.