Pissitras Boylerplate

sac@omnimagem.com.br
(85) 3455-5555
(85) 9 8869-1171

Pissitras Boylerplate omnimagem

Blog Omnimagem

27.abr.2020

Cintilografia Miocárdica: como está o seu coração?

A Cintilografia Miocárdica é utilizada para o diagnóstico de doenças do coração. Também chamada de cintilografia da perfusão do miocárdio, procura, através da administração de radionuclídeos, identificar e acompanhar principalmente os problemas decorrentes da obstrução coronariana, de forma não invasiva.

As doenças cardíacas (do coração) estão entre as principais causas de morte no mundo e, portanto, precisam ser precocemente diagnosticadas e acompanhadas pelo médico competente.

Pacientes com fatores de risco para infarto do miocárdio são os principais candidatos para realização desse exame. Entre eles, destacam-se os diabéticos, hipertensos, tabagistas, indivíduos com colesterol alto, sedentários, com histórico familiar de doenças cardíacas, pacientes com infarto prévio ou com alteração em outros estudos do coração.

A identificação precoce de problemas coronarianos pode evitar muitas complicações ao paciente, inclusive infarto, insuficiência cardíaca, isquemia, angina, entre outros.

Esse exame é realizado rotineiramente através da comparação das fases de repouso e de estresse, que podem ser realizadas no mesmo dia, ou em dias diferentes. O estresse cardíaco pode ser alcançado através do esforço físico em esteira ergométrica, ou através do estímulo farmacológico com drogas vasoativas. Para esse procedimento, solicita-se um preparo com dieta adequada e com suspensão de alguns medicamentos.

Muitas complicações podem ser evitadas através de avaliações cardíacas periódicas, e a cintilografia do miocárdio está entre os procedimentos que podem auxiliar nesse processo diagnóstico de doenças graves.

Dr. Ricardo Vale Albino Oliveira Filho – CRM-CE 13.233

Médico Nuclear da Clínica Omnimagem




Postar um comentário:

Recomendados para você